É possível criar uma boa narrativa sem ter dinheiro na campanha? SIM!
Em 2020, junto com meu cliente, quando ele me passou sua disponibilidade financeira para a campanha, ele optou por não ter nenhum cabo eleitoral pago em uma campanha para prefeito.
Eu sabia que em uma cidade onde tradicionalmente tinham no mínimo 200 cabos eleitorais isso poderia fazer uma diferença muito grande, logo busquei uma narrativa que pudesse nos ajudar com militância voluntária.
1 – Meu candidato era anti-sistema (Não vinha de família política e era bem polêmico).
2 – Não tinha grande fortuna e não era conhecido por ter dinheiro.
3 – A oposição já vinha de grandes fortunas, família tradicional da cidade e com muito dinheiro.
4 – A estrutura deles era infinitamente maior, até porque tinham o apoio do Governador.
O QUE FIZEMOS DE DIFERENTE:
Trabalhamos uma narrativa que ele não era um dos poderosos da cidade, que é igual a todos, que não é fazendeiro e também não é corrupto para ter dinheiro para bancar uma estrutura assim.
Se os caras (oponentes) estão investindo tudo isso, eles vão querer recuperar depois.
(ATENÇÃO AQUI!)
Uma atitude que tivemos e que foi o que mais viralizou foi ele (meu cliente) distribuindo água para os cabos eleitorais e porta-bandeiras do oponente e agradecendo o trabalho deles, dizendo que se tivesse dinheiro também os contrataria, mas como infelizmente não tem, ele prometia que não queria dar trabalho de apenas 40 dias de campanha, mas trabalhar para dar 4 anos de dignidade e trabalho para a vida toda.
Isso convenceu muitos e espalhou-se no WhatsApp. Não publicamos porque fizemos um vídeo estilo que alguém filmou e vazou, e não que era uma peça de marketing da campanha.
Resultado? Óbvio que com muito mais do que isso, mas ganhamos uma eleição com 64,15% dos votos sem nenhum cabo eleitoral!
Ótima semana e espero que essa história dê alguns insights para você que está concorrendo sem muita estrutura. Aprenda a usar isso a seu favor.